O que são meios de comunicação? Tipos, impactos e importância.

A comunicação é um processo muito básico e fundamental para os seres humanos. No entanto, quando uma marca deseja se comunicar com seus clientes, a comunicação assume outra forma, uma vez que utiliza os meios de comunicação disponíveis para atingir o público-alvo. Saiba o que são meios de comunicação, tipos, impactos e importância.

O que são meios de comunicação?

Primeiramente, devemos entender o conceito de comunicação: é o ato de enviar informações ou ideias por meio de fala, recursos visuais, escrita ou qualquer outro método desse tipo. O modelo de comunicação possui um remetente que está enviando a mensagem e o destinatário que está recebendo a mensagem.

No meio, o discurso ou as ideias precisam ser simples o suficiente para serem decodificados e compreendidos pelo receptor. Se as ideias não forem apresentadas corretamente, a decodificação é imprópria e o receptor não entende.

Esse conceito pode ser mais bem compreendido em cursos online de marketing digital, por exemplo.

Meios de comunicação

Os meios de comunicação atuais envolvem a mídia, correspondências e tecnologia.

A mídia é o canal que os profissionais de marketing e anunciantes usam para transmitir uma determinada mensagem ao seu mercado-alvo. Portanto, a “seleção” da (s) mídia (s) a ser usada em uma campanha publicitária é uma decisão muito importante, pois afeta diretamente os resultados obtidos com ele.

Por esse motivo, neste artigo, veremos quais são os diferentes meios de comunicação envolvendo a mídia, em que consistem e seus impactos na sociedade, para conhecer este tópico e servir de base ao selecionar meios de comunicação ideais para sua campanha:

Tipos de mídia:

Antes de tudo, note-se que a mídia geralmente é dividida em três grandes grupos (de acordo com os tipos de mídia que incluem):

Meios de Comunicação de Massa: Aqueles que afetam um número maior de pessoas em um determinado momento.

Meios auxiliares ou complementares: afetam menos pessoas a qualquer momento.

Meios alternativos: são novas formas e promoção de produtos, algumas comuns e outras muito inovadoras.

A seguir vamos falar sobre os meios de comunicação em massa que são os mais importantes nos momentos atuais:

Comunicação em massa

Internet: 

Atualmente, a internet é um meio audiovisual seletivo e interativo que, dependendo do tipo de produto e do público-alvo, pode atingir boa parte dos clientes em potencial.

Para usar esse meio, os anunciantes precisam colocar um site na Web para apresentar seus produtos e serviços. Em seguida, eles devem promovê-lo (para atrair o maior número de visitantes interessados ​​no que eles oferecem), primeiro, colocando-o entre os primeiros resultados de pesquisa dos principais mecanismos de pesquisa (Google, Yahoo, Bing) para atingir 85% das pessoas que usam esses sites.

Recursos para encontrar o que estão procurando na internet; e segundo, colocar em outros sites (diretamente ou indiretamente relacionados a seus produtos ou serviços), um ou mais dos seguintes elementos de publicidade: banners, botões, pop-ups e pop-unders, mensagens de texto e outros, para esse fim para atrair as pessoas mais interessadas.

As vantagens deste meio são: Alta seletividade; baixo custo; impacto imediato; capacidades e probabilidade de “viralização”.

Você pode aprender mais sobre o assunto em um curso gratuito de marketing online.

Televisão: 

É um meio audiovisual massivo que permite que os anunciantes exibem toda a sua criatividade porque podem combinar imagem, som e movimento.

Suas principais vantagens são: Boa cobertura dos mercados de massa; combina imagem, som e movimento; atraente para os sentidos.

Rádio: 

É um meio “solo-áudio” que atualmente está recuperando sua popularidade.

Suas principais vantagens são: boa aceitação local; alta seletividade geográfica e demográfica; baixo custo. Além disso, é bastante econômico em comparação com outras mídias e é um meio adaptável, ou seja, a mensagem pode ser alterada rapidamente.

Jornais: 

São mídias visuais massivas, ideais para anunciantes locais.

Suas principais vantagens são: Flexibilidade; atualidade boa cobertura dos mercados locais; ampla aceitabilidade; alta credibilidade. Além disso, eles são acessíveis a pequenos comerciantes que desejam anunciar.

Revistas: 

São um meio visual “seletivo em massa” porque são direcionados a públicos especializados, mas de maneira massiva, o que lhes permite alcançar mais clientes em potencial.

Suas principais vantagens são: Alta seletividade geográfica e demográfica; credibilidade e prestígio; reprodução de alta qualidade; vida longa e vários leitores da mesma cópia física.

Cinema: 

É um grande meio audiovisual que permite alcançar um grande grupo de pessoas “em cativeiro”, mas com baixa seletividade.

Suas vantagens são: Público cativo e maior clareza dos anúncios coloridos.

Os meios de comunicação possuem a finalidade de interagir com as pessoas, nos quais podemos oferecer produtos e serviços, ajudá-las com pesquisas e em sua interação com o mundo. 

This entry was posted in Marketing Digital, Uncategorized. Bookmark the permalink. Both comments and trackbacks are currently closed.