Entenda Como o Café Atrapalha a Digestão

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O café é um dos hábitos mais enraizados no dia a dia de todo e qualquer brasileiro. Seja durante o café-da-manhã, depois do almoço ou aquele cafezinho fraquinho no fim da tarde, de modo geral há muito poucos que não tomam o “líquido da produtividade” diariamente.

Mas apesar de ser um hábito diário para muitos e um vício para uma outra grande parcela, o consumo de café em excesso traz malefícios à saúde. De maneira geral, nada em excesso é benéfico ao nosso corpo.

Até hoje não se tem claro se o café mais atrapalha ou ajuda a nossa digestão, esse é realmente um assunto que divide o público, contudo, vamos expor aqui como o café pode fazer bem e/ou mal à sua saúde. Continue lendo para aprender mais sobre essa bebida tão consumida pelos brasileiros.

OS DOIS LADOS DO CAFÉ

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Vilão ou mocinho? Quando se trata do café uns odeiam, já outros defenderão seu líquido da produtividade com unhas e dentes. Contudo, por que não se permitir ver as coisas como um meio termo?

O lado positivo da história

Depressão, estresse, câncer, memória, diabetes e até produtividade, o café pode auxiliar a sua saúde de diversas formas. Isso se dá porque esse grão é cheio de substâncias químicas que terão diversos efeitos em seu corpo. Além da famosa cafeína, também podem ser encontrados trigonelina, aminoácidos, carboidratos, minerais, lipídios, antioxidantes etc.

Isso faz com que soe como uma refeição inteira, certo? Mas não é bem assim, as concentrações das substâncias variam bastante entre si e em cada tipo de café e preparação do grão, então, não se espera que cafés de baixa qualidade sejam tão ricos nessas substâncias quanto os considerados premium.

O lado negativo da história

Apesar de todos os pontos positivos que apontamos acima, o café também pode trazer algumas complicações para os viciados nessa deliciosa bebida.

Dentre os efeitos negativos causados pela cafeína estão:

  • Irritabilidade;
  • Ansiedade
  • Dor de estômago;
  • Insônia;
  • Nervosismo e inquietação;

Mas quando o assunto é digestão de alimentos o caso fica um pouco mais complicado. Apesar de estimular a secreção de suco gástrico (motivo também para dor de estômago) e o movimento do intestino a bebida acaba prejudicando a absorção de diversos nutrientes essenciais como vitaminas e minerais.

Os taninos e a cafeína presentes diminuem a assimilação de cálcio e vitamina C, por exemplo. Sendo assim, a melhor hora para você tomar o seu cafezinho é algum tempo após as suas refeições, assim, você irá aproveitar todo o potencial nutritivo da sua alimentação.

Mas o café não é o vilão, outros alimentos têm efeitos similares e, a longo prazo e com consumo excessivo, podem causar problemas.

Tomar café não é um hábito ruim, contudo, como tudo na vida, deve ser feito com certa cautela. Dessa forma, fique atento aos do excesso de café sinais que mencionamos anteriormente.

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