Como usar pontos de pressão para relaxar e aliviar a tensão

Existem muitas maneiras naturais de combater o estresse diário em nossas vidas – desde a respiração profunda em sua mesa até meditação guiada ou uma aula de ioga . Uma tática que você pode não ter usado: pontos de pressão. Estes são os pontos que um acupunturista cola com agulhas durante uma sessão. Mas você pode trabalhar com pontos de pressão para relaxar (sem agulhas) sozinho, em qualquer lugar e a qualquer momento que estiver se sentindo tenso.

“Muitos de nós manifestamos estresse na forma de tensão em nossos músculos. Pense em como você se sente quando está em sua mesa, estressando um prazo ou tentando fazer algo no seu computador, e seus ombros ficam tensos ”, diz Audrey Greenfield, MD, acupunturista licenciado da Shellie Goldstein Associates em Nova York .

Uma massagem pode ajudar a relaxar o corpo e aliviar o estresse e a tensão muscular. Isso permite que os vasos sanguíneos se expandam e pode diminuir a pressão sanguínea.

Outra ótima maneira de aliviar o estresse é com o exercício. Aaptiv pode ajudar a obter essas endorfinas fluindo.

Como uma massagem, a acupressão pode aliviar a tensão e aumentar a circulação no tecido ao redor da estimulação, diz Greenfield. Mas isso não é tudo. “Há uma variedade de pontos de acupuntura com indicações específicas, para que você possa criar sua própria ‘prescrição’ de pontos com base em sua combinação única de sintomas relacionados ao estresse”, diz ela. “Para pessoas que tendem a sentir estresse em seu sistema gastrointestinal, existem alguns pontos-chave que podem ser particularmente úteis. Outros que sofrem de dores de cabeça por estresse podem se concentrar em pontos que tratam desses problemas. ”

Concentre-se nos quatro pontos abaixo para ajudá-lo a relaxar – além disso, Greenfield compartilha suas dicas sobre como pressioná-los para obter um doce alívio.

Como fazer isso

A manipulação de pontos de pressão por si mesmo exige uma pequena experiência para descobrir o que funciona para você, diz Greenfield. Você pode pressionar cada ponto usando uma junta ou a ponta do seu polegar ou indicador ou dedo médio. Pressione suavemente no início e depois aumente a pressão para o seu próprio nível de conforto. Massagear o ponto com um movimento no sentido horário pode ajudar. Greenfield diz: “Você deseja usar uma pressão profunda e firme, mas não deve doer. Deve ser bom! ”Ela também aconselha respirar devagar e profundamente enquanto você pressiona. “A respiração profunda também ajudará a ativar o sistema nervoso parassimpático, ajudando a compensar a resposta ao estresse.”

Agora que você sabe como defender seus próprios pontos, use esses métodos nos seguintes pontos positivos.

Pontos de pressão a pressionar

Yin Tang: entre as sobrancelhas

“Este é um dos pontos mais facilmente acessíveis e um dos pontos de acupressão mais estudados para redução do estresse”, diz Greenfield. Se você pratica ioga, este é o local que os instrutores chamam de terceiro olho. Diz-se que esse ponto acalma o espírito, Pressionar este ponto foi mostrado para ajudar com hipertensão e insônia diz: Greenfield. 

Tianzhu: a parte superior do pescoço

Localizada logo acima da linha do cabelo na parte de trás do pescoço, aplicar pressão nesse local ajuda a aliviar a tensão no pescoço e nos ombros. Esses são dois lugares comuns em que você pode sentir rigidez quando está estressado. Na verdade, são dois pontos, que você sentirá como uma depressão no músculo em ambos os lados da linha média do pescoço. Pressione os dois pontos simultaneamente para obter melhores resultados.

Hegu: entre o polegar e o dedo indicador

Este pode ser apenas o ponto de pressão mais famoso. É o pequeno triângulo carnudo aninhado entre o dedo indicador e o polegar. Aplicar pressão nesse ponto é especialmente benéfico para aliviar dores de cabeça. Greenfield também observa que esse local é altamente eficaz para criar movimento no corpo e não deve ser usado se você estiver grávida . Se estiver, consulte o seu médico antes de manipular quaisquer pontos de pressão para garantir a segurança.

Zu San Li: a perna

Pressionar esse ponto na lateral da canela é especialmente útil se você tiver problemas gastrointestinais ou digestivos associados ao estresse. Para encontrar o local, meça cerca de quatro dedos dos joelhos na parte externa da perna. Tem cerca de um dedo de largura fora da canela. “Você saberá que está no ponto se sentir uma leve depressão. Pode até parecer um pouco sensível ”, diz Greenfield. “Este ponto é talvez um dos pontos de acupuntura mais conhecidos para promover a saúde e o bem-estar.”

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