O que é SEO Off Page e como pode alavancar seu site

O SEO Off Page consiste em uma série de estratégias de otimização para os mecanismos de busca, que são aplicadas fora da sua página web, com a intenção de mostrar aos sites de pesquisa que você mantém um bom relacionamento com o restante da internet.

Assim como o SEO On page, ou Search Engine Optimization, a intenção é fazer com que uma página tenha relevância para os buscadores, em especial o Google e, com isso, tenha uma melhor classificação dentro dos resultados de pesquisa.

Dessa maneira, o SEO Off Page é uma maneira de pensar para além do própria página da webe e buscar menções para as suas páginas, sendo um modo de demonstrar o quão relevante é o seu conteúdo para o mercado – algo que é fundamental para o algoritmo do Google.

Afinal de contas, quando pesquisamos sobre algo nos sites de pesquisa, como uma máquina de lavar louças, por exemplo, a tendência é sempre clicar nos primeiros resultados. Por isso, quanto melhor o rankeamento, maior é o tráfego de visitantes.

Mas para conquistar essa classificação, é necessário investir nas técnicas de SEO, trabalhando tanto os aspectos internos, quanto externos do seu site.

Quer saber mais? Então, acompanhe o post de hoje sobre o que é SEO Off Page e como essa estratégia pode alavancar seu site!

Mas, afinal de contas, o que SEO Off Page?

O SEO Off Page é um conjunto de técnicas de otimização, aplicadas fora das suas páginas, tendo como principal objetivo mostrar a relevância do seu conteúdo e, como consequência, melhorar o posicionamento dentro dos sites de pesquisa.

A estratégia é fundamental para quem deseja alcançar um melhor rankeamento e ter um crescimento no tráfego orgânico. Isso porque, para o Google, não interessa somente encontrar os conteúdos, mas saber como o seu domínio é visto por outras páginas.

Assim, quando um site recebe vários links e menções de outras plataformas, e essas citações forem confiáveis, maiores são as chances de conseguir um bom rankeamento nos resultados de pesquisa do Google. Afinal, normalmente as pessoas só compartilham algo que tem valor.

Por exemplo, imagine uma página com dicas de pintura predial, dentro do site de uma construtora. Se a página for citada em outros locais, como blogs, e-commerces, sites de arquitetura, melhor será a classificação no Google.

Além do mais, o conteúdo sobre dicas de pintura da página citada torna-se uma grande referência na área – o que afeta não apenas o modo como o buscador vê o site, mas como o público encara esse material, visto com credibilidade e autoridade no mercado.

A construção dessa rede de links que direcionam para outras páginas recebe o nome de link building. As menções são os backlinks.

No entanto, o SEO Off Page não se limita apenas a essa técnica. A estratégia também inclui outras medidas importantes, como o próprio relacionamento das páginas com o restante da web (mesmo sem a geração de backlinks).

Por vezes, somente a menção do domínio pode ser algo considerado pelo Google.

Sendo assim, ao produzir um conteúdo sobre as vantagens de uma escola infantil particular, é importante planejar um material de qualidade, para que ele possa ser compartilhado com outras páginas, recebendo menções e linkagens.

Como conseguir um bom rankeamento com SEO Off Page?

Pesquisas recentes já mostraram que cerca de 98% das pesquisas na internet são realizadas com auxílio do Google. 

Isso quer dizer que praticamente todos os usuários fazem busca através do site e, por conta disso, ter uma boa classificação significa destaque no mercado online.

Isso pode ser constatado na prática: ao digitar “plastisol” no Google, sem dúvidas você irá preferir os conteúdos que aparecem nos primeiros resultados ou os que estão nas últimas páginas do buscador? Provavelmente, você irá escolher os primeiros. E ainda terá mais confiança nos resultados bem colocados.

Ademais, o SEO Off Page pode ser usado para todo e qualquer tipo de negócio, já que os buscadores não fazem essa distinção. 

Assim, se você tem uma pequena empresa que vende bolinha de piscina, ou uma grande multinacional, a estratégia servirá para construir o seu relacionamento com o Google e com a internet.

Daí a importância do SEO Off Page, pois além do melhor rankeamento no Google, a estratégia oferece outras vantagens, tais como:

  • Número maior de visitantes na página;
  • Melhores chances de conversão de leads (potenciais clientes);
  • Maior autoridade e reconhecimento no mercado;
  • Maior probabilidade de fechar vendas.

Mas, para conseguir uma boa classificação com SEO Off Page, é necessário ficar atento a alguns pontos. Veja abaixo como o algoritmo do Google avalia as menções e backlinks.

1 – Popularidade

A popularidade é o primeiro fator de rankeamento para os buscadores. A premissa é simples: quanto mais links uma página receber, mais relevante ela é para o site de pesquisa. Contudo, não basta somente isso.

Os backlinks e as menções devem ser em locais relevantes, já que criar uma rede de linkagens em páginas falsas, ou ganhar muitos links em um curto espaço de tempo, pode fazer com que o seu site seja marcado como “black hat” e, assim, perca a classificação.

Portanto, não saia por aí pedindo menções em qualquer página.

2 – Diversidade

Uma das formas de melhorar a classificação é optar pela diversidade de links, isto é, receber menções de sites diferentes.

Por exemplo, ao escrever sobre a instalação de uma escada de alumínio grande e receber citações de várias páginas, isso significa, para o Google, que seu conteúdo conquistou a confiança de inúmeras pessoas, não de uma só.

3 – Contexto

O contexto também é um dos fatores de rankeamento que precisa de um pouco mais de atenção. 

De modo geral, ele refere-se às citações recebidas por sites do mesmo nicho de atuação, ou que possuem um mesmo público-alvo.

Um exemplo é um material sobre persiana double vision sendo mencionado em um site de arquitetura ou design de interiores. Esses backlinks terão maior validade para o Google, do que se o mesmo conteúdo fosse citado em um site sobre carros, por exemplo.

Além do mais, o contexto diz respeito à experiência do usuário, já que ao receber um link de uma página do mesmo nicho, o leitor pode ampliar o conhecimento acerca do assunto pesquisado.

O Google também é capaz de perceber o posicionamento do link dentro da página. Se a menção estiver no conteúdo principal, o algoritmo avalia melhor aquele site, em comparação com menções no cabeçalho ou rodapé.

4 – Confiança

Mais um fator de rankeamento importante é a confiabilidade, ou trustrank.

O Google passou a considerar tal fator por questões de segurança, para evitar a classificação em sites de spam ou pornográficos.

Por conta disso, as páginas com maior nível de confiança do Google, costumam ser melhor avaliadas. Isto é, vale a pena que o seu conteúdo sobre mandrilhadora seja citado em domínios com autoridade e credibilidade.

E como fazer o SEO Off Page?

O primeira passo para investir em um SEO Off Page é começar com a produção de conteúdo de qualidade. Afinal de contas, quanto mais informativo e valioso for o seu material, mais páginas irão citar a sua publicação.

Assim, é possível aplicar ativos de marketing (vídeos, infográficos, ilustrações), assim como investir mais na produção de conteúdo planejada, realizando uma pesquisa sobre a temática e procurando informações credíveis.

Porém, como o SEO Off Page não necessita somente do seu desempenho, é interessante ter contato com demais domínios e buscar parcerias. 

Desse modo, com um relacionamento saudável com demais sites, fica mais fácil receber citações e menções.

Também é importante saber quando rejeitar backlinks. Menções realizadas por páginas de caráter duvidoso e que apresentam spam, podem atrapalhar o seu rankeamento. Por isso, saiba quando um “não” pode ser melhor do que o excesso de links.

Conclusão

O SEO Off Page é uma das estratégias mais importantes para quem deseja alcançar uma boa classificação no Google. Com a grande ampliação do uso de ferramentas de busca, alcançar um bom rankeamento pode ser fundamental para o sucesso dos negócios.

Apesar de não ser uma estratégia difícil de entender, o SEO Off Page pode ser visto, de maneira mais simples, na prática, com a aplicação de algumas de suas técnicas e, principalmente, conseguir os resultados esperados.

Importante destacar que os frutos são colhidos a longo prazo, assim como as demais estratégias de SEO.

Assim, essa é uma cadeia que vai se retroalimentando – quanto mais pessoas compartilham conteúdos, mais seguidores acessam o seu site, conhecem o seu trabalho e, o resultado, é o surgimento de backlinks e a construção de uma autoridade no mercado.

Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.

This entry was posted in Marketing Digital. Bookmark the permalink. Both comments and trackbacks are currently closed.