5 dicas de Inbound Marketing para veterinários

O Inbound Marketing é uma estratégia que tem sido utilizada por muitas empresas, de absolutamente todos os segmentos.

Isso porque, diferentemente do marketing tradicional, o marketing digital trouxe um novo conceito focado em oferecer aos consumidores aquilo que eles realmente precisam.

Para as clínicas veterinárias e veterinários autônomos não é diferente. Mais do que vender os seus serviços, eles também precisam se voltar para a necessidade real de seu público-alvo.

Neste artigo, vamos falar sobre o que é Inbound Marketing, sua importância e dar dicas práticas para esses profissionais.

O que é Inbound Marketing?

O Inbound Marketing é uma estratégia do marketing digital, focada em atrair, converter e encantar clientes. 

Também conhecido como Marketing de Atração, ele possibilita uma conexão entre empresa e público-alvo.

Para isso, ele faz uso de algumas táticas como o SEO, Marketing de Conteúdo e redes sociais. 

Isso acontece com a criação de conteúdos que são compartilhados e conquistam a permissão dos consumidores para uma comunicação efetiva.

Importância do Inbound Marketing

O Inbound Marketing é importante para um hospital veterinário 24 horas porque traz diversas vantagens, como:

  • Alcance do público certo;
  • Aumenta o poder de persuasão;
  • Diminui os custos;
  • Encurta o ciclo de vendas.

Ao alcançar o público certo, a clínica veterinária se comunica com pessoas que realmente têm potencial para se tornarem clientes. Por meio disso, é possível aumentar o poder de persuasão com base em argumentos sólidos.

Quando isso acontece, a clínica gasta menos dinheiro com pessoas que não se interessam pelos seus serviços, tentando atraí-las. Além disso, por estar trabalhando com quem realmente se interessa, as chances de vendas são maiores e mais rápidas.

Dicas de Inbound Marketing para clínicas veterinárias

Em vista da importância do Inbound para o setor veterinário, desde clínicas até fabricantes de comida natural para cachorro, as principais dicas para aplicá-lo são:

1.    Elabore estratégias para o funil de vendas

O funil de vendas é dividido entre topo, meio e fundo de funil. É importante disponibilizar materiais ricos para cada uma dessas etapas.

Por meio de bons materiais, fica mais fácil educar o futuro cliente e torná-lo mais propício a fazer negócios com a clínica.

2.    Produza conteúdos em vários canais

O Inbound marketing proporciona trabalhar com diferentes canais, principalmente com blogs e redes sociais. Os conteúdos veiculados precisam ser relevantes e dialogar com o público.

Por exemplo, um oftalmologista cachorro pode criar um blog e nele publicar conteúdos relacionados à saúde do animal. 

Além disso, pode dar dicas de cuidados com os pets, explicar por que levar o animal a um oftalmologista, entre outros pontos.

Também podem ser criados vídeos explicativos, e-book e newsletter de saúde animal. Os vídeos podem ser veiculados nas redes sociais, enquanto o e-mail marketing veicula outros conteúdos.

3.    Use e-mail marketing

O e-mail marketing é muito importante para manter um relacionamento contínuo com o cliente. 

Por meio dele podem ser enviadas as newsletters. Esse material contém as principais informações do mês ou da semana, relacionadas aos pets.

4.    Desenvolva parcerias

Uma clínica veterinária pode se aliar com um pet shop de banho e tosa leva e traz, pois isso causa um bom impacto com o público-alvo.

Uma dica é fazer promoções durante essa parceria. Por exemplo, se o cliente fizer uma consulta, o pet ganha um banho ou uma tosa. 

Mas é importante que isso seja divulgado em canais como as redes sociais, por exemplo.

5.    Invista em SEO

Assim como é importante investir em conteúdo de valor para atrair o consumidor, é importante usar estratégias de SEO nesses conteúdos.

Isso, porque as pessoas pesquisam muita informação na internet antes de tomar uma decisão. 

Então, é necessário usar algumas palavras-chave nesses conteúdos para que o site ou blog da clínica seja facilmente encontrado na internet.

Uma dica é pesquisar quais são as palavras-chave mais buscadas em seu segmento e criar conteúdos que as utilizem um determinado número de vezes. Isso permite que o Google reconheça essa palavra e classifique o conteúdo como relevante.

Conclusão

O Inbound Marketing é uma estratégia de atração orgânica, de baixo custo e que traz excelentes resultados. 

É uma maneira de, mais do que divulgar a clínica para as pessoas certas, mostrar autoridade no assunto.

Dessa maneira, o profissional oferece aquilo que o público realmente precisa, entregando conteúdo de valor e conquistando clientes que podem facilmente ser fidelizados.Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Business Connection, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.

This entry was posted in Marketing Digital. Bookmark the permalink. Both comments and trackbacks are currently closed.