6 ferramentas para diminuir o tempo em redes sociais

Conheça aplicativos e alguns segredos das redes sociais e dos sistemas operacionais dos smartphones para diminuir o tempo online.

O ponto de partida para diminuir o tempo de uso de redes sociais é saber o quanto dele é utilizado, seja por dia, por semana ou por mês. Isso não é algo simples de ser monitorado, porém, para nossa felicidade, hoje em dia, há diversas ferramentas de tecnologia que executam essa tarefa automaticamente.

O objetivo principal desse monitoramento é auxiliar o usuário a realizar um levantamento e, assim, combater, ou prevenir, um possível vício, que tem sido apontado como um problema que, a cada dia, se torna mais frequente entre a população.

Grandes redes sociais, como o Facebook e o Instagram, já permitem que os seus utilizadores tenham ciência do tempo de uso — ainda que de forma parcial. No entanto, essas ferramentas não são as únicas. Confira, abaixo, seis delas.

Seu tempo — Facebook

No painel de controle do aplicativo do Facebook, há a opção “Seu tempo no Facebook”, que comunica ao usuário o tempo médio diário que ele passa na rede social. Para ter acesso a essa funcionalidade, basta ir em “Configurações & Privacidade”.

Minha atividade — Instagram

Da mesma forma que o Facebook, o Instagram também informa ao usuário quanto tempo, em média, ele passa por dia navegando no aplicativo. Além disso, também há como acionar um temporizador para controlar a utilização. Para acessar essa ferramenta, vá na aba principal do seu perfil e clique na opção “Minha atividade”.

Tempo de exibição — YouTube

O YouTube, uma das mais importantes mídias sociais do Google, também dá aos seus espectadores a oportunidade de controlar o tempo assistido no aplicativo. Para isso, basta clicar no ícone do seu perfil e acessar a opção “Tempo de exibição”.

Lá serão disponibilizadas estatísticas de hoje, de ontem e da semana passada, além da média por dia. Ademais, ainda há como desativar algumas funcionalidades de notificações do aplicativo para auxiliar na redução de sua utilização.

Bem-estar digital — Android 9

A versão Android 9 do sistema operacional do Google possui a ferramenta exclusiva “Bem-estar digital”, que ajuda o utilizador a controlar o tempo de uso do seu smartphone.

Para localizá-la, basta ir até “Configurações” e clicar na opção “Bem-estar digital”. Ao acessá-la, será possível visualizar um painel de controle que informa durante quanto tempo a tela do celular ficou ligada e qual aplicativo foi mais usado em todo  esse período.

Ainda, há as alternativas de fazer ajustes em um temporizador a fim de traçar limites de utilização de certos aplicativos e também de determinar horários de descanso, onde notificações não serão recebidas.

Tempo de uso — iOS 12

A partir do lançamento do iOS 12, a Apple passou a oferecer aos utilizadores do iPhone a opção de monitorar e controlar o tempo de uso no smartphone. O funcionamento dessa ferramenta é bastante similar ao do Android 9, descrita acima, e o acesso é dado a partir de “Ajustes” e, em seguida, “Tempo de uso”.

Forest

Por fim, o Forest é um aplicativo de produtividade — disponível tanto na Google Play Store, para os utilizadores do Android, quanto na App Store, para os usuários do iOs — que tem como objetivo auxiliar o usuário a superar o vício em smartphone.

O Forest é uma espécie de jogo social que funciona da seguinte maneira: o utilizador estabelece um tempo em que não pode usar o celular e ele é contabilizado pelo aplicativo regressivamente. Ao fim do tempo, caso o usuário tenha cumprido seu objetivo, ele ganha recompensas que, no caso, são árvores plantadas.

No entanto, caso tenha falhado, independente do motivo, uma árvore é destruída e será preciso fazer ainda mais esforço para ter novas conquistas. Além disso, é possível se conectar ao Facebook, onde há um ranking entre os amigos da rede social.

This entry was posted in Filmes e Internet. Bookmark the permalink. Both comments and trackbacks are currently closed.