Teste de velocidade: 4 Motivos para medir a velocidade da sua internet com frequência

Sabia que fazer um teste de velocidade pode te ajudar a economizar na sua fatura mensal de internet? Na realidade, medir a internet traz inúmeros benefícios a quem é usuário. Principalmente na hora de evitar futuras dores de cabeça. Se você desconfiar que sua conexão está bem abaixo do que foi contratado, pode ser hora de fazer um bom teste. Quer saber como? Veja só!

Como usar um teste de velocidade?

Usar um velocímetro é bem mais simples do que você imagina. Há inúmeros testes de velocidades disponíveis na internet. Para iniciar a medição, basta clicar em “iniciar”. Automaticamente, em cerca de dois ou três minutos, a ferramenta lhe dará a sua velocidade de download, upload e ping (latência).  O ideal é que você refaça o processo e tente manter o hábito de fazê-lo ao menos três vezes por dia.

4 Motivos para testar a velocidade da sua internet com frequência

Pensando neste monitoramento de dados separamos 4 motivos para você medir a velocidade da sua internet também. Confira:

1. Economia ao final do mês

Mas você deve estar pensando: Como um teste de velocidade pode me garantir uma economia na minha fatura mensal de internet? Te explicamos, a questão é bem simples! Em 2014, por determinação da Anatel, todas as provedoras, precisaram se comprometer que a partir desta data, forneceriam pelo menos 80% da velocidade contratada pelo cliente durante o mês todo. Sendo assim, se o valor está abaixo do combinado, o contratante pode exigir descontos nos dias em que sua internet estava lenta. Neste sentido, é de extrema importância que o usuário mantenha seus relatórios salvos para que consiga comprovar a ineficiência do serviço.

2. Tranquilidade e segurança

O fim de semana chegou e você quer baixar aquele filme ou assistir aquele seriado na Netflix. Mas seu pacote não é tão veloz assim. E agora? Medindo a velocidade com frequência, você saberá a hora exata de solicitar um plano que se adéque mais às suas necessidades pessoais e profissionais.

3. Evitar travamentos e quedas de sinal

Uma internet muito lenta pode gerar inúmeros problemas a quem a utiliza. Entre eles estão a queda de sinal e o constante travamento na hora de carregar as páginas nos navegadores. Para que esse problema acabe de vez, talvez seja a hora de contratar outro plano. Verifique se seu pacote está devidamente adequado às suas atividades cotidianas. Caso contrário, considere solicitar outro para sua operadora.

4. Seus direitos garantidos

Ninguém merece pagar menos pelo que usamos não é mesmo? Ao fazer seu teste de velocidade da sua internet, você poderá reivindicar seus direitos com mais autonomia e mais facilidade, até porque será possível provar que a conexão está lenta. Para conseguir seu desconto previsto na regulamentação da Anatel, basta fazer o teste durante um mês interruptamente, em vários momentos do dia. De preferência, escolha momentos de pico e momentos mais tranqüilos, onde o tráfego é menor. Posteriormente, faça um relatório e deixe salvo no seu histórico de medições, e por fim entre em contato com a sua provedora de internet e exija seus direitos.

Então não espere mais, comece agora mesmo a fazer os seus testes de velocidade com frequência e não sofra mais com a lentidão em sua conexão.

This entry was posted in Dicas. Bookmark the permalink. Both comments and trackbacks are currently closed.