Tabela Fipe Carros: Como consultar?

Para quem deseja comprar ou vender um carro, a tabela Fipe é a sua principal aliada, lhe ajudando a ter uma base de preços de veículos em nosso território nacional.

Tabela Fipe Carros - Como consultar a tabela fipe carros

A tabela Fipe carros, vale para todo o Brasil e nos proporciona o preço médios de veículos terrestres no mercado nacional.

É importante ressaltar que a tabela serve para você ter mais confiança e embasamento nas negociações ou avaliações, onde você não necessariamente precisa seguir os valores estabelecidos à risca.

Os preços contidos na tabela Fipe carros, variam em diversos aspectos, um dos principais é a região onde você vive, a conservação do veículo, cor, e acessórios ou modificações que o mesmo tenha sofrido.

Quer aprender a consultar a tabela Fipe e ter uma segurança a mais para você comprar ou vender o seu veículo? É só continuar acompanhando este artigo.

O que é a tabela Fipe carros

Antes de você aprender a usar a tabela Fipe para utilizá-la em suas negociais, você precisa entender um pouco mais sobre esta ferramenta.

Criada pela Fundação Instituto de Pesquisas Econômicas, a tabela FIPE é resumindo de forma básica uma referência de valores de compra e venda de veículos seminovos ou usados.

A tabela possui todos os índices que estipulam os valores de motos, carros e caminhões, onde para estes preços serem estabelecidos é descartado os valores muito alto assim como o baixo demais.

Essa eliminação é feita para que não ocorra divergência nos valores e nas estatísticas, levando em consideração apenas o preço médio.

Como consultar a tabela Fipe carros

Para consultar a tabela Fipe carros e ter acesso ao preço médio de veículos usados e seminovos no território é muito simples, bastando acessar o site oficial da tabela.

Para ter acesso ao valores de carros basta seguir esta ordem:

  1. Selecione a opção consulta de carros e utilitários pequenos.
  2. Selecionar o mês de referência para a sua pesquisa.
  3. Informar a marca do veículo.
  4. Informar o modelo do veículo.
  5. Informar o ano do modelo do veículo.

Pronto, informando todos os dados do carro que você deseja comprar ou vender, ao concluir esses passos você terá acesso ao valor médio do mesmo.

Aparecerá também o código Fipe e o código de autenticação, que dão autenticidade a sua pesquisa.

Esteja sempre consultando a tabela Fipe carros

É importante que você saiba que a tabela Fipe sofre alterações e atualizações nos valores mensalmente.

Desta forma, se você consultou a tabela mês passado, e pensa em vender ou comprar agora, o ideal é consultar a tabela novamente para saber se não houve alguma alteração.

Atualmente, esta ferramenta é utilizada principalmente por comerciantes e vendedores, por este motivo que a principal fonte de informação da tabela é sobre os veículos.

Por este motivo, que você deve se manter atento a estas mudanças, pois assim não há o risco de sair no prejuízo ao negociar.

Fatores que influenciam no preço da tabela

É comum até mesmo encontrar valores de veículos que estejam abaixo do que consta na tabela. Por este motivo, que você deve lembrar que a ferramenta é apenas uma referência, onde fatores como a conservação do veículo, por exemplo, faz toda a diferença e pode mudar o preço.

Outro fator que influencia no valor de venda de um veículo, é se o mesmo possui ou não peças originais de fábrica. tabela Fipe carros leva em consideração os veículos que se encaixam neste requisito.

Por este motivo que o dono do veículo pode colocar o valor de venda que considerar justo para o seu bem, onde este pode ser maior, menor ou até mesmo igual ao que consta na tabela.

A tabela Fipe carros e o seguro

Outra função da tabela é influenciar no valor do seguro automotivo, onde estes utilizam os valores fornecidos pela ferramenta para calcular o valor a ser pago pela indenização em caso de roubo ou furto.

As seguradoras utilizam o valor da tabela FIPE do mês vigente como referência para calcular a indenização do seguro. Por este motivo, que este valor pode ser mais alto ou mais baixo do que você considera justo.

Mas, como você viu a tabela Fipe carros é de extrema importância na vida de quem possui um veículo, pois além de ajudar na compra deste bem, ajudada também no pagamento do seguro e no momento da venda.

This entry was posted in Carros. Bookmark the permalink. Both comments and trackbacks are currently closed.