IPVA Parcelamento: É possível parcelar o IPVA? Como fazer?

O IPVA parcelamento é a solução ideal para quem perdeu o prazo de pagamento desse tributo, e não deseja correr o risco de ter seu veículo apreendido ou pagar multas altas.

Mas atenção, antes de optar por essa modalidade de pagamento é crucial que você obtenha mais informações sobre as suas condições e formas de realizá-la. Esse é o primeiro passo para que você possa tomar decisões corretas sobre a melhor forma de regularizar o seu veículo.

Continue lendo esse post para descobrir como funciona o sistema de parcelamento do IPVA e onde você pode realizar esse procedimento com segurança.

IPVA Parcelamento - É possível parcelar o IPVA

1 – IPVA parcelamento: O que é? Posso parcelar?

O IPVA parcelamento tem se tornado uma alternativa, para os proprietários de veículos que não optaram pela parcela única. Nesse caso, ele possui a oportunidade de parcelar o valor da dívida em três ou até seis vezes no cartão de crédito.

É importante que o proprietário do veículo mantenha-se atento quanto a essa modalidade de pagamento. Pois, são acrescidas multas e juros no valor final desse tributo, fazendo com que essa opção não se torne tão vantajosa quanto aparenta.

Sobretudo, porque muitos estados oferecem descontos exclusivos quando o pagamento é realizado à vista. Por isso, vale a pena se organizar financeiramente para aproveitar essa oferta no início do ano.

Por outro lado, quando se trata de pagamento de IPVA atrasado a grande maioria dos estados não concede o parcelamento. Nesses casos, o proprietário do veículo deve pagar o valor total da cota única desse tributo.

Essa realidade pode variar de acordo com a legislação de cada estado. Afinal, há casos em que alguns estados disponibilizam descontos no momento de abatimento da dívida, ou até, o parcelamento do valor.

 

2 – Como fazer o parcelamento do IPVA?

Atualmente, os proprietários dos veículos podem solicitar o parcelamento do IPVA via internet, através do site da SEFAZ de seu estado. Com essa modalidade, é possível ter mais comodidade e facilidade em regularizar a situação do automóvel ou motocicleta.

Esse procedimento, pode ser ser realizado da seguinte maneira:

 

  • Acesse o site da SEFAZ do seu estado
  • Clique em Parcelamentos de Débitos IPVA Constituídos
  • Informe o RENAVAM e Placa do veículo
  • Selecione o débito a ser quitado
  • Imprima o formulário de parcelamento e DAE da primeira parcela

 

A opção de parcelamento apenas torna-se válida, após a confirmação do pagamento do DAE da parcela inicial. Após isso, é necessário que o usuário emita as demais parcelas ainda no site da SEFAZ.

 

IPVA Parcelamento com Despachante

Os despachantes online, são outra opção para parcelar o IPVA e realizar outros procedimentos de regularização do veículo. Essas plataformas normalmente são credenciadas pelo DETRAN, sendo autorizadas para realizar esses procedimentos.

Na prática, o sistema de despachante online funciona da seguinte maneira:

 

  • Acesse o site do despachante
  • Clique na opção parcelamento de IPVA
  • Nos campos selecionados preencha as informações sobre a placa do veículo e RENAVAM
  • Verifique as pendências em aberto
  • Priorize os débitos
  • Efetue os pagamentos

 

3 – IPVA Parcelamento: Evite a irregularidade

É inegável, existem diversas alternativas para que o proprietário mantenha o seu veículo devidamente regularizado. A prova disso, são as condições de pagamento do IPVA parcelamento e as modalidades de solicitar essa regularização.

Contudo, ainda é alarmante a quantidade de motoristas no país que não mantêm o IPVA em dias. Estes, ficam propensos a receberem multas graves e a terem seus veículos apreendidos e guinchados para um depósito.

Vale destacar, que nesses casos todos os custos dessa apreensão são de responsabilidade do motorista. O elevado valor para recuperar o veículo faz com que muitos os abandonem nos depósitos, que caso não sejam resgatados, serão leiloados em um prazo de 3 meses.

Como você pode perceber é possível fazer o IPVA Parcelamento de uma maneira simples e 100% online, através do site da SEFAZ do seu estado ou de um despachante online. Em ambos os casos, existe a possibilidade de quitar a dívida em até 06 meses, nos mais variados cartões de crédito.

Dessa forma, torna-se muito mais fácil manter o veículo devidamente regularizado e longe de multas ou apreensões. Sem dúvida, essa é a tranquilidade que você merece ter ao circular com seu carro ou motocicleta nas principais vias brasileiras.

This entry was posted in Carros. Bookmark the permalink. Both comments and trackbacks are currently closed.