Consultar placa: veja como consultar informações sobre o seu veículo através da placa

Como saber se o carro usado que você está comprando possui situação regular perante a lei? Essa dúvida, milhares de pessoas já tiveram e descobriram uma maneira fácil e gratuita de detectar irregularidades cadastrais do veículo: basta consultar placa.

Você que pretende comprar um carro seminovo ou usado e deseja checar se o veículo está com os documentos ok, qual a situação cadastral dele ou se é um carro roubado, tem a opção de consultar placa no DETRAN ou através de um aplicativo desenvolvido pelo Ministério da Justiça.

Descubra como consultar informações sobre a situação do seu veículo sem sair de casa. Acompanhe!

Aprenda a consultar placa

Para quem vai comprar um carro seminovo ou usado, quem sabe até mesmo OKM, é natural desconfiar da situação do veículo, mesmo quando o vendedor é de sua confiança.

Isso acontece muitas vezes quando o valor do automóvel está muito abaixo do esperado e possui vantagens extras. A gente sempre se pergunta: tem alguma desvantagem nisso?

Para não mergulhar na dúvida e comprar gato por lebre, o ideal é se precaver com a ajuda da internet. Ou seja, consultar placa através de duas formas bem simples:

Detran

O Departamento de Trânsito (DETRAN) é o órgão principal que cuida da área de veículos, responsável por vistoria, consultas de IPVA e DPVAT, licenciamento e outros.

Para consultar placa no site do DETRAN, entre no site e siga este passo a passo:

  • clique na aba VEÍCULOS;
  • acesse o menu CONSULTAS – Veja o cadastro do seu veículo;
  • digite o número da placa no campo que aparece;
  • coloque os números do código de segurança no campo.

Feito tudo isso, é só clicar em CONSULTAR para ter acesso à situação do seu veículo. Se quiser informações sobre roubo/furto, retorne à página da consulta de placa e acesse o link do DENATRAN (Departamento Nacional de Trânsito). É preciso se cadastrar para realizar a consulta.

Aplicativo Checkplaca

O Ministério da Justiça lançou um aplicativo chamado Checkplaca que já ultrapassou mais de 400 mil downloads e está disponível para IOS e Android.

Com o Checkplaca, você verifica as informações sobre o seu veículo, como modelo, características e situação na base de dados no Denatran e do Sinesp (Sistema Nacional de Informações de Segurança Pública do Ministério da Justiça).

Se o carro foi furtado ou roubado, basta escolher a opção de ligar para a polícia, sem se identificar, para que a equipe possa fazer a verificação.

Para utilizar o app Checkplaca e consultar placa, faça o seguinte;

  • baixe o aplicativo nas lojas para os sistemas operacionais IOS ou Android;
  • abra o app e digite a placa;
  • clique em CHECAR SITUAÇÂO.

Em sua busca, você já deve ter visto muitos sites que fazem o serviço completo, inclusive, checam informações junto a seguradoras.

O problema é que são pagos, e se há sites que oferecem o serviço gratuito junto a órgãos responsáveis pelo setor, é melhor ainda, não é?

Viu como é fácil consultar placa através do Detran e do aplicativo Checkplaca? Aproveite e faça sua consulta hoje mesmo!

This entry was posted in Carros. Bookmark the permalink. Both comments and trackbacks are currently closed.