O que é Marketing Omnichannel e como utilizar no seu negócio

Marketing Omnichannel é uma estratégia muito importante para as marcas que queiram oferecer a melhor experiência para seus clientes.  

Pelo fato da internet ter trazido novas possibilidades na hora de comprar, vender e se comunicar, os meios off-line ganharam uma nova importância nas estratégias, pois agora existem muitas possibilidades para unir os dois conceitos – on e off.

Afinal, mesmo os consumidores estando sempre conectados, ainda precisam e valorizam os meios off-line.

Tendo isso em vista, neste artigo, vamos falar sobre o que é Marketing Omnichannel e mostrar algumas estratégias de uso.

O que é Marketing Omnichannel?

Trata-se de um uso simultâneo que interliga diferentes canais de comunicação. Tem como objetivo unir as ações on-line e off-line, aprimorando a experiência que o cliente tem com a marca.

Portanto, essa estratégia permite conectar todos os canais de uma mesma empresa. Por exemplo, um cliente pode consultar pelo aplicativo o AVCB consulta, estando dentro do estabelecimento que fornece esse serviço.

Caso tenha alguma dúvida, pode esclarecer ali mesmo com algum profissional e realizar os procedimentos necessários. Ou seja, ele terá em mãos opções de compra e atendimento interligadas.

Então, a marca faz com que um canal ajude o outro para que o cliente tenha a melhor experiência.

Benefícios

Ao estreitar a relação entre as estratégias on-line e off-line, uma fornecedora de panfleto de restaurante consegue melhorar:

  • Serviços oferecidos;
  • Vendas;
  • Fidelização;
  • Imagem da marca.

Além disso, todos os meios de contato com o cliente são otimizados, trazendo um ganho valioso que faz a empresa crescer.

Como usar o Marketing Omnichannel

Com a pluralidade de canais oferecidos pelas marcas atualmente, o processo de compra e venda pode ser facilitado se houver uma integração entre eles. Alguns exemplos são:

Facilitar o dia a dia do consumidor

Por meio da integração de ações, uma empresa facilita o dia a dia de seus clientes. Por exemplo, um aluno de uma academia em Pinheiros comprou um tênis em uma loja de artigos esportivos.

Só que, ao receber o produto, o cliente não gostou e precisa trocar. Essa loja oferece, então, a possibilidade de troca em qualquer uma de suas lojas físicas.

Dessa maneira, o consumidor pode escolher a loja mais conveniente e ainda experimentar o produto antes de trocar.

Brindes e amostras

Unificar os canais on e off também pode ser uma maneira de obter dados de leads e ainda fidelizar clientes. 

Por exemplo, uma rede de lojas de cosméticos pode usar as mídias sociais, anúncios patrocinados e e-mail marketing para mobilizar os consumidores.

Estes preenchem um cadastro com informações básicas e indicam um amigo. Após isso, eles selecionam uma loja de sua preferência para retirar um brinde.

Por meio dessa ação, a empresa consegue ter acesso a informações importantes sobre o seu consumidor, além de ter a oportunidade de testar produtos e mensurar a satisfação dos clientes.

Além disso, pelo fato deles terem de se dirigir até uma loja, as oportunidades de vendas junto com os brindes crescem muito. Com isso, a marca conquista um consumidor mais satisfeito e as chances de fidelizá-lo são muito maiores.

Agilizar processos de compra

Os aplicativos facilitam a vida dos consumidores e também dos negócios. Um buffet especializado em atendimento a domicílio pode criar um app em que o cliente seleciona o que deseja para a festa.

Dessa maneira, se ele quer buffet de crepe em domicílio, não precisa se dirigir até o estabelecimento para ver as opções de compra.

Outro exemplo são as diversas lojas em todo o mundo que já oferecem a opção de compra pelo site ou aplicativo e retirada nas lojas. Isso facilita compras de última hora, quando o cliente não pode esperar pela entrega.

Sendo essa uma maneira de integrar a praticidade de compra de qualquer lugar e não precisar esperar pela entrega do produto ou pagar frete.

Conclusão

O Marketing Omnichannel facilitou as vendas das marcas e o dia a dia dos consumidores. Por meio deles, clientes têm acesso a vantagens que impactam de maneira positiva.

Quanto mais fáceis forem as possibilidades que o consumidor tem para adquirir produtos e serviços, melhor será sua experiência e mais positiva será a imagem da marca.

Tais ações podem aumentar as vendas de maneira considerável e transformar qualquer empresa em referência no atendimento.  

Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.

This entry was posted in Marketing Digital. Bookmark the permalink. Both comments and trackbacks are currently closed.