7 dicas simples para mudar a decoração do seu apartamento pequeno

Confira algumas maneiras de alterar a decoração do seu lar de forma simples e sem a necessidade de reformas

Compor uma decoração para apartamento pequeno é uma tarefa que pode parecer muito complicada, uma vez que o espaço mais limitado dá a impressão de que não é possível ter mais do que o estritamente necessário. Quando se trata de inovar no design dos ambientes, a tarefa parece ser ainda mais difícil.

Porém, não é preciso se preocupar ou achar que não é possível mudar a cara do seu lar, mesmo se tratando de um apartamento pequeno. A seguir, mostraremos 7 dicas para mudar a sua casa, sem a necessidade de muito espaço, reformas e demais complicações. Confira!

Mudando a decoração da casa

Após algum tempo, é natural que se queira mudar a decoração da casa, seja por necessidade de reparos ou porque deseja criar novas composições e tornar o lar ainda mais aconchegante e receptivo. No segundo caso, é possível realizar a mudança sem obras e de maneira bem simples, ao contrário do que muitos possam acreditar.

Além disso, o mercado de construção e bricolagem oferece várias opções de materiais, como os de troca de cor de parede, que são de simples aplicação. Eles dispensam a necessidade de contratação de mão de obra, não fazem bagunça nem sujeira durante o trabalho.

Troque os móveis de lugar

Essa é a primeira dica para quem deseja alterar a decoração do ambiente sem gastar ou fazer obras. A simples troca de lugar dos móveis e demais objetos é suficiente para dar um ar de novidade ao lar.

Nestes casos, é importante se certificar de que há espaço suficiente para os móveis que estavam em outra posição, além de garantir o conforto e segurança de quem passar pelo local ou utilizar a peça.

Defina funções para cada ambiente

Tem um quarto sobrando? Que tal transformá-lo em um escritório? Ou, então, o que acha de aproveitar a parede livre da varanda para fazer um jardim vertical?

Mesmo tendo pouco espaço, é recomendado separar algumas áreas da casa para a realização de cada tarefa. Assim, além de ser mais simples pensar e realizar a decoração do ambiente, é possível compor novos locais, onde a criatividade pode ser trabalhada livremente, de diversas maneiras.

Altere as cores

Quando se fala em trocar as cores da casa, o primeiro pensamento é voltado para as paredes. Para isso, o mais indicado são os papéis de parede, que contam com várias cores divertidas e estampas modernas. Basta apenas uma parede com esse tipo de revestimento para dar um toque diferente em todo o ambiente.

Uma dica é utilizar os tons off white. Além de serem neutros, eles dão um ar de sofisticação ao espaço. Dependendo do cômodo, é possível escolher estampas, como formas geométricas para a sala e listras para o quarto, por exemplo.

Use revestimentos adesivos

Se você quer trocar o azulejo aplicado acima da pia da cozinha ou modernizar o lavabo, uma dica é utilizar revestimentos adesivos. Assim como os papéis de parede, esse material pode ser facilmente aplicado sobre cerâmicas e dar uma nova cara ao espaço, com facilidade de aplicação e sem sujeiras.

Aposte nos quadros

Os quadros fazem muita diferença na decoração. Saindo do “comum”, eles podem ser colocados em prateleiras maiores, em cima de algum móvel ou, até mesmo, no chão, quando de tamanhos maiores. Além de alegrar o espaço, ainda deixam um toque muito moderno.

Invista em almofadas

Coloridas, estampadas, com textura ou mais básica, as almofadas podem fazer toda a diferença na composição da decoração, especialmente, na sala. Elas podem ser dispostas no sofá, com mescla de tons e tecidos, assim como em poltronas e cadeiras, junto a algum outro detalhe, como pelegos ou mantas decorativas.

Coloque espelhos pela casa

Os espelhos são itens que não podem faltar em uma composição de decoração, sobretudo, de apartamento pequeno, uma vez que a peça contribui na sensação de amplitude do ambiente.

Outro fator positivo do espelho é que, assim como os quadros, ele pode ser tranquilamente acomodado no chão, além de contar com a possibilidade de investir em molduras divertidas.

This entry was posted in Dicas. Bookmark the permalink. Both comments and trackbacks are currently closed.